domingo, 12 de outubro de 2008

LCD X Plasma

- Como funcionam?
- Qual as principais diferenças?
- Quais as vantagens e desvantagens?


LCD – do inglês: Liquid Crystal Display (Display de Cristal Líquido)

Funcionamento:
Uma luz branca emitida na parte de trás do aparelho (a chamada backlight) é filtrada por lâminas de cristal líquido que formam pontos de luz. Esses pontos, combinados entre si, constituem a imagem exibida na tela. O pequeno espaçamento entre eles propicia uma maior resolução aos aparelhos.

Vantagens:
- Possuem uma tela que é realmente plana, eliminando assim as distorções de imagem;
- Cansam menos a vista;
- Gastam menos energia: a diferença entre um LCD de 40 polegadas e um plasma de 42 pode chegar a 26%;
- Emitem pouquíssima radiação nociva, alguns modelos não emitem nenhuma radiação desse tipo;
- Possuem uma variedade maior de tamanhos de telas (tamanhos menores, é claro!);
- Exibição de cores mais vibrantes;
- Maior resolução.

Desvantagens:
- Os monitores LCD têm preços bem mais altos;
- Têm o ângulo limitado a uma visão perpendicular (90º). Qualquer desfalque da visão causa distorção nas cores e na imagem;
- Apresentam menor contraste;
- Preço: É só pesquisar nos anúncios e veremos que um LCD de 32 polegadas custa mais ou menos o mesmo que um plasma de 42.


PLASMA – também chamado de “o quarto estado da matéria”.

Funcionamento:
São também painéis finos, assim como os do tipo LCD. Ele é criado quando um gás (xenon ou neon) é superaquecido, estando este gás contido em células minúsculas, que agem como lâmpadas fluorescentes microscópicas, emitindo luz (nas cores vermelha, verde e azul) ao receberem energia elétrica. Os cristais presentes no LCD são substituídos por células com plasma em seu interior. Portanto, ao contrário do painel do tipo LCD para uso em displays, o painel de plasma emite luz própria e não necessita iluminação por trás (backlight).

Vantagens:
- Os displays de plasma possuem ângulo de visão ainda maior do que o dos CRTs e LCDs , em torno de 160°. Isso deve ao fato de cada célula ser iluminada forma individual;
- Contraste da imagem é maior
- Telas planas com dimensões maiores do que as de LCD;
- Possuem menor preço, nas telas maiores, em relação ao LCD

Desvantagens:
- A qualidade na imagem é razoável ;
- Inviabilidade na produção de aparelhos com tamanhos abaixo de 42 polegadas;
- Resolução menor que o LCD;
- Gastam mais energia: pois precisam trasforma o gás em plasma.

Escolha:
- O plasma tem manutenção mais cara e está sujeito ao temido efeito “burn-in”, que pode “queimar” na tela imagens estáticas exibidas por muito tempo, como as logomarcas das emissoras de TV ou a interface gráfica dos games, para quem joga na TV. Os plasmas mais novos têm recursos para reduzir o problema, seja deslocando levemente essas imagens de tempos em tempos ou acionando freqüentemente um protetor de tela, seja por meio de um comando que pinta a tela toda de cores sólidas para “limpar” as sujeiras deixadas pela programação normal

- Plasmas e LCDs têm vida útil estimada em 60 mil horas (décadas, para quem usa o aparelho por algumas horas por dia), sendo que o plasma já terá perdido metade da luminosidade quando chegar a esse ponto. No projetor, a lâmpada deve ser substituída geralmente a cada 3 mil horas – como ela custa um terço do preço do aparelho, não é uma boa escolha para quem deixa a aparelhos ligados o dia inteiro.

- No plasma o ângulo de visão é amplo e o fato de ter um contraste faz dele a melhor opção para ambientes grandes, com muita gente e com baixa iluminação. Em contra partida num ambiente claro e menor, o ideal é LCD.

-
Já quando o assunto é resolução, a definição das imagens na tela, a vantagem passa para os LCDs. Sua tecnologia é capaz de exibir muito mais pontinhos e com maior precisão. Em parte por conta disso, as TVs de LCD atualmente disponíveis são quase todas prontas para a televisão de alta-definição (HDTV), enquanto os plasmas mais baratos, por mais que se digam “preparados para HDTV” não são capazes de atingir a resolução que as transmissões do futuro prevêem.

Opinião:
Eu ficaria com os LCDs, não seria usada em ambientes claros, nem espaçosos, muito menos compraria acima de 32 polegadas.


7 comentários:

  1. eu concorda com a opinião do topico, mas a lcd tem q ter tecnologia ips ai se tornam visivelmente superiores as plasmas tanto em qualidade quanto em consumo de energia!

    ResponderExcluir
  2. pessoal alguem sabe caracteristicas tecnicas sobre esse painel ips q estou ouvindo bastante falar na web??

    ResponderExcluir
  3. cara eu ouvi q tem melhorar tempo de resposta e melhor ângulo de visão do os outros painéis de tv mas deve ter mais vantagens vi bastante comentários em outros sites...

    ResponderExcluir
  4. alguem sabe o pq das manchas escuras no canto das telas de plasma? a minha e do camarada meu aconteceu isso... to achando q é problema nas plasmas mesmo..

    ResponderExcluir
  5. noossa já tá assim sua plasma?? quanto tempo faz q vc comprou?? isso ai os caras chamam de efeito burn-in, acontece quando vc assiste filme em formato tipo widescreen q fica aquelas faixas pretas nos cantos.

    ResponderExcluir
  6. o pior q não acho a nota e acho q a garantia acabou! To com um ódio de plasma, paguei caro e só dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  7. Pq q os modelos de plasma full hd é tão caro e difícil de encontrar?

    ResponderExcluir

Não saia sem dar a sua opinião! Ela é muito valiosa. DezComplicando